11 de novembro de 2012

Etherium RPG! Será que vai?



Galera, Primeiramente queria me desculpar do tempo ausente no blog. Mas depois de um tempinho (meses na realidade), eu volto agora com uma novidade quentíssima para os fãs de RPG. Agora eu, João Victor, jovem aspirante a jornalismo e RPGista (de merda), estou escrevendo um RPG. É isso mesmo! Eu sempre fui fã de RPG, e tudo que tivesse uma relação ao RPG, desde Tolkien (Escritor de grandes obras literárias como O Hobbit e O Senhor dos Anéis), até Gary Gygax (Um dos maiores colaboradores no processo criativo do pioneiro Dungeons & Dragons, e pai dos RPGs de Mesa como hoje conhecemos). Não só sou fã do mundo medieval, mas também sou muito fã de um clima mais sombrio, e do terror de H.P. Lovecraft (Escritor de vários contos como O Chamado de Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura), Edgar Allan Poe entre outros.

O RPG Etherium não terá o mesmo clima medieval de D&D, mas será algo mais sombrio e um pouco mais interpretativo do que sacar uma arma e patir para a porrada como é nos RPGs mal mestrados do Sistem D20. Para quem não conhece o termo Etéreo, segue aí o significado baseado no dicionário Aurélio:
  1.  Fig.  Sublime; puro, elevado.
  2.  Fig.  Celeste, celestial

Patrick Swayze é Sam Wheat, um ser do etéro.
Essas definições são baseadas em algo menos palpável, ou seja, é um termo mais científico. Mas servem para situar o leitor um pouco na idéia do Plano Etéreo. Mas para deixar você mais ciente sobre o Plano Etéro, vou dar um exemplo da cultura Pop. Um bom exemplo do etéreo é o clássico da Sessão da Tarde Ghost: Do outro lado da vida. Em que o ator Patrick Swayze fazia o papel Sam Wheat, um homem que foi assassinado na frente de sua esposa Molly Jensen, interpretada por Demi Moore, após sair de uma apresentação da peça Hamlet. Mas ao invés de morrer o homem ficou preso na terra, na forma de fantasma, ele só poderia descansar em paz após resolver negócios inacabados. O plano que Sam Wheat estava preso, não era nada mais que o plano etéreo.

Esse é um bom filme para exemplificar a idéia do meu RPG, mas esse RPG não é simplesmente um RPG em que Fantasmas interagem com Mortais. Mas se trata do desejo inato de todo ser humano de fugir da morte, independente dos meios todos os homens querem escapar da morte e encontrar a imortalidade. Os protagonistas, ou seja, os jogadores terão que enfrentar terríveis demandas e seres inimagináveis para receberem a recompensa, seja ela qual for. Mas a maior dúvida do jogador deve ser 'Tudo bem, devo lutar contra a morte do meu personagem. Mas e o que o plano etéreo tem a ver com esse RPG?' Simplesmente tudo!

Quando um homem morre no judaico-cristianismo/hebraico-cristianismo sua alma é julgada e dependendo das ações que esses cometeram ele é enviado ao céu ou ao inferno. Mas expandindo um pouco essa idéia, existe os seres fantasmas, que habitam o plano etéreo nelas habitam homens sob o efeito de maldições ou com negócios inacabados no plano mortal.

Desde homens mortais e imortais (esses chamamos de Highlanders), cultistas de divindades menores, anjos, demônios, fantasmas, mortos-vivos (Zumbis, Lichs e Vampiros), seres sobrenaturais, templários e religiosos fanáticos até criaturas sobrenaturais são o que aguardam o aventureiro nesse RPG. O Plano Etéreo assim como a terra em que vivemos são os grandes palcos das aventuras que o aguardam.

O RPG Etherium não recebe limitações temporais, territorial, ou de realidade. Com o RPG Etherium você poderá jogar desde um passado medieval, em que a espada estava ligada ao coração do homem, passando por uma época de grandes descobrimentos e navegações até um futuro muito distante em que qualquer gatuno possui uma pistola laser em seu cinto. Já que a alma do ser humano é imortal, e os segredos dados a cada jogador de como driblar a morte ultrapassando o plano etéreo pode fazer seus personagens ultrapassar eras e milênios afim, as limitações impostas pelos RPGs vendidos por aí são quebradas e maior liberdade é dada aos jogadores e ao mestre.

Para todos os casos ainda vou estudar muito para criar esse RPG, não acho tão fácil criar um background e um sistema de RPG, mas para todos os casos vou me basear um pouco no sistema D20 para as regras, mas não vou facilitar, pois qualquer erro mínimo pode levar o jogador a morte, assim como a vida real.

Mas antes de começar a criar regras vou investir na história e background, principalmente na criação de religiões e no estudo das religiões já existentes. Também devo criar a divisões de planos, e hierarquia dos mesmos. Até o próximo post com novidades sobre o futuro RPG.

Idéias e sugestões deixa um comentário aí! Breve vou criar um e-mail, logotipo, sinopse e um play-test para o querido RPG Etherium. Antes de terminar eu queria mandar um abraço para Diego Andrade (Dick), o CEO do Zoação 40 por me dar essa oportunidade de divulgação de algo que crio com carinho e prazer que é um sistema de RPG.

João Victor:
João VictorJoão Victor conta com a colaboração de todos os leitores do Zoação 40, e principalmente da massa RPGista.